quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Movimento Maker estimula o empreendedorismo e a ruptura de modelos econômicos

Nascido nos Estados Unidos como uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself , o movimento Maker ganha adeptos no Brasil. Esta cultura tem como pano de fundo a ideia de que pessoas comuns possam construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de produtos e projetos inovadores, usando equipamentos simples, como impressoras 3D, fresadoras, tornos eletrônicos, por exemplo. Os microcontroladores como o Arduino prometem o início de uma revolução industrial  de grandes proporções, pois ela permite a construção de máquinas que fazem outras máquinas.

A ideia do Maker é antiga e ajudou a criação da indústria de computadores, quando jovens começaram a montarr os primeiros kits eletrônicos, que deram origem aos computadores pessoais, que teve seus primórdios no Homebrew Computer Club, ou Clube dos Computadores Caseiros. Foi no nele que  Steve Jobs e Steve Wosniak apresentaram pela primeira vez o Apple I.
Apesar de soar como uma volta ao passado, o Movimento Maker propõe uma nova ordem na produção e mexe com a organização das grandes empresas, pois a tecnologia permite a personalização de produtos sob medidas,  testar antes de colocar no mercado, redução em custos de moldes, etc. Além disso, ele permite estimula a liberdade criativa e o empreendedorismo de startups e de pessoas dos mais diferentes setores, idades e grau de conhecimento. Tem grande impacto nas diferentes indústrias, em especial na de Saúde, com a fabricação de próteses.
No estado de São Paulo o governo está estimulando várias atividades. Já existe um movimento estabelecido desde junho do ano passado, a MakersNet. Outra iniciativa é a comunidade dos Fazedores, que tem estudo sobre o Estado do Movimento Makerno Brasil. Outras iniciativa independente  é Garage FabLab, que está produzindo um trabalho criativo e com a produção de vários projetos interessantes.

A importância do Movimento Maker também está refletida no livro do Guru ChrisAnderson, que escreveu Makers - The New Industrial Revolution  em 2013.

Ele é uma nova maneira de se pensar e construir uma sociedade que promova o compartilhamento do conhecimento criativo. Tecnologia não sai ser o impeditivo.

Veja o vídeo do Garage FabLab








Nenhum comentário:

Postar um comentário